terça-feira, 1 de abril de 2008

Perfil Acadêmico - Reginaldo Silva


Reginaldo Silva


Nome: REGINALDO SILVA

Cadeira nº.: 02 - Patrono: ANTÔNIO BARACHO

Gênero de Produção: POESIA

Cidade Natal: JOÃO PESSOA - PB

Cidade Domicílio: ABREU E LIMA - PE


Perfil Biográfico

No dia 06 de setembro de 1950, na cidade de João Pessoa, Paraíba, nascia Reginaldo Pereira da Silva. Nove anos depois, na Vila da Fábrica, também chamada de Itapeçoca, na mesma cidade, fazia sua primeira comunhão e despertava ali a primeira emoção de um garoto de 9 anos de idade, que naquele momento não imaginava nunca, ser um dia o poeta das emoções, principalmente entre as mulheres que tão bem descreve em suas poesias. Aquele menino emocionado com seu primeiro encontro com Deus hoje é um homem maduro que tem o dom de emocionar a todos que conhece sua poesia, principalmente as mulheres com sua sensibilidade poética.
“O poeta não pertence a si, pertence ao povo.” Essa frase define muito bem o poeta Reginaldo Silva; “Minha poesia não é feita para pensar, e sim para sentir”, essa segunda frase bem afirmativa do poeta demonstra claramente sua opção pela poesia popular, sua vocação pela poesia simples e fácil de “degustar”, é assim que ele define seus poemas, mesmo falando de coisas sociais como “Tributo a Gregório Bezerra” ou falando de mulher no seu poema “Corpo de Mulher”, onde demonstra toda sensibilidade e emoção, veneração e desejo à Mulher; “Maior monumento da natureza”, “Obra prima de Deus”. Reginaldo Silva diz com muita naturalidade, a verdadeira sensibilidade de um poeta do povo, que vê a vida com os olhos do criador, “Esta aí toda beleza do mundo, todos os versos e rimas já estão prontos, o criador já fez tudo, o poeta apenas junta as palavras”, diz Reginaldo Silva.
Seu primeiro livro “Corpo de Mulher”, não poderia ter tido outro título porque o livro é todo dedicado à mulher, onde Reginaldo Silva usou toda sua sensibilidade para descrever em versos “ A perfeição da obra “Mulher”.Membro da Academia de Letras, Artes e Ciências de Abreu e Lima, que foi fundada no ano passado, ele vai ocupar a cadeira do mestre Antônio Baracho “da Ciranda” da Silva. Mestre Baracho com muito orgulho, pois o poeta Reginaldo Silva é um fã incondicional e conhecedor da trajetória do maior cirandeiro do Brasil. Sensível com jeito de garoto que sonha e faz planos vivendo todo os dias como fosse o último, para ele, quem o conhece ama a primeira vista, quem ainda não conhece procura conhecê-lo pois se trata de não apenas um poeta sensível e apaixonado, mas principalmente um ser humano com muita luz, paz e amor


Obras:
CD - Poemas Dedicados a Voçê, 2005
CD - Corpo de Mulher, 2008
Livro - Corpo de Mulher, 2008
Fonte:

Nenhum comentário: