domingo, 25 de maio de 2008

Instalada a ALACAL



Cerimônia de Instalação da Academia de Letras, Artes e Ciências de Abreu e Lima


No sábado passado, dia 24 de maio, em concorrida cerimônia na Câmara Municipal de Abreu e Lima, que contou com a presença dos acadêmicos Alexandre Santos (ALANE - Academia de Letras e Artes do Nordeste), Bernadete Serpa (ALANE e ALAP - Academia de Letras e Artes do Paulista) e Amaro Poeta (ALAP), foi instalada a Academia de Letras, Artes e Ciências de Abreu e Lima. Na ocasião, tomou posse a primeira diretoria da entidade, cuja presidência será exercida pelo acadêmico Marcos de Andrade Filho e foram festejadamente recebidos os novos acadêmicos Elisabeth Salgado, José Pimentel e Alcides Restelli Tedesco.
Na fotografia do topo desta matéria temos, da
esquerda para a direita, os imortais: José Pimentel, Roma Silva, Robson
Santiago (no alto), Roberto Félix (no meio), Márcio Gomes (em baixo), Reginaldo
Silva (ao centro), Marcos de Andrade Filho (em baixo, com a faixa presidencial),
Francisco Ribero (de óculos, em cima), Cézar Vasconcelos, Marilena Breda,
Alcides Tedesco, Socorro Lima, Elisabeth Salgado e Fernando Lemos.

terça-feira, 20 de maio de 2008

"A Voz do Escritor" enfatiza solenidade de instalação da ALACAL







Marcos de Andrade Filho assume presidência da Academia de Abreu e Lima

No próximo sábado, dia 24 de maio, em cerimônia programada para às 19h30, na Câmara Municipal de Abreu e Lima, na Rua Lourival de Albuquerque, Centro, será instalada a Academia de Letras, Artes e Ciências de Abreu e Lima. Na ocasião, tomará posse a primeira diretoria da entidade, cuja presidência será exercida pelo acadêmico Marcos de Andrade Filho.

(Fonte: "A Voz do escritor" Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste - edição de 18 de maio de 2008. In: http://www.ube-pe.org.br/)



O poeta Marcos de Andrade Filho, em fotografia publicada em seu primeiro volume de poemas "Não-Lugar" (Bagaço, 2005).








O dramaturgo, ator e diretor José Pimentel é uma boa surpresa preparada pela ALACAL. O ator será recebido como membro da Academia, juntamente com a poetisa Elisabeth Salgado e o educador Alcides Restelli Tedesco.


segunda-feira, 19 de maio de 2008

Zélia Gattai Amado: memória e obra


Zélia Gattai Amado (São Paulo, 2 de julho de 1916Salvador, 17 de maio de 2008) foi uma escritora, fotógrafa e memorialista (como ela mesma preferia denominar-se) brasileira, tendo também sido expoente da militância política nacional durante quase toda a sua longa vida, da qual partilhou cinqüenta e seis anos casada com o também escritor Jorge Amado, até a morte deste.

Índice


Os primeiros anos

Filha dos imigrantes italianos Angelina e Ernesto Gattai, é a caçula de cinco irmãos. Nasceu e morou durante toda a infância na Alameda Santos, 8, no bairro Paraíso, em São Paulo.

Zélia participava, com a família, do movimento político-operário anarquista que tinha lugar entre os imigrantes italianos, espanhóis, portugueses, no início do século XX. Aos vinte anos, casou-se com Aldo Veiga. Deste casamento, que durou oito anos, teve um filho, Luís Carlos, nascido em São Paulo, em 1942.

A vida com Jorge Amado

Leitora entusiasta de Jorge Amado, Zélia Gattai o conheceu em 1945, quando trabalharam juntos no movimento pela anistia dos presos políticos. A união do casal deu-se poucos meses depois. A partir de então, Zélia Gattai trabalhou ao lado do marido, passando a limpo, à máquina, seus originais e o auxiliando no processo de revisão.

Em 1946, com a eleição de Jorge Amado para a Câmara Federal, o casal mudou-se para o Rio de Janeiro, onde nasceu o filho João Jorge, em 1947. Um ano depois, com o Partido Comunista declarado ilegal, Jorge Amado perdeu o mandato, e a família teve que se exilar.

Viveram em Paris por três anos, período em que Zélia Gattai fez os cursos de civilização francesa, fonética e língua francesa na Sorbonne. De 1950 a 1952, a família viveu na Checoslováquia, onde nasceu a filha Paloma. Foi neste tempo de exílio que Zélia Gattai começou a fazer fotografias, tornando-se responsável pelo registro, em imagens, de cada um dos momentos importantes da vida do escritor baiano.

Em 1963, mudou-se com a família para a casa do Rio Vermelho, em Salvador, na Bahia, onde tinha um laboratório e se dedicava à fotografia, tendo lançado a fotobiografia de Jorge Amado intitulada Reportagem incompleta.

A escritora

Aos 63 anos de idade, começou a escrever suas memórias. O livro de estréia, Anarquistas, graças a Deus, ao completar vinte anos da primeira edição, já contava mais de duzentos mil exemplares vendidos no Brasil. Sua obra é composta de nove livros de memórias, três livros infantis, uma fotobiografia e um romance. Alguns de seus livros foram traduzidos para o francês, o italiano, o espanhol, o alemão e o russo.

Anarquistas, graças a Deus foi adaptado para minissérie pela Rede Globo e Um chapéu para viagem foi adaptado para o teatro.

Prêmios e homenagens

Baiana por merecimento, Zélia Gattai recebeu em 1984 o título de Cidadã da Cidade do Salvador.

Na França, recebeu o título de Cidadã de Honra da comuna de Mirabeau (1985) e a Comenda des Arts et des Lettres, do governo francês (1998). Recebeu ainda, no grau de comendadora, as ordens do Mérito da Bahia (1994) e do Infante Dom Henrique (Portugal, 1986).

A prefeitura de Taperoá, no estado da Bahia, homenageou Zélia Gattai dando o nome da escritora à sua Fundação de Cultura e Turismo, em 2001.

Em 2001, foi eleita para a Academia Brasileira de Letras, para a cadeira 23, anteriormente ocupada por Jorge Amado, que teve Machado de Assis como primeiro ocupante e José de Alencar como patrono. No mesmo ano, foi eleita para a Academia de Letras da Bahia e para a Academia Ilheense de Letras. Em 2002, tomou posse nas três. É mãe de Luis Carlos, Paloma e João Jorge. É amiga de personalidades e gente simples. No lançamento do livro 'Jorge Amado: um baiano romântico e sensual, em 2002, em uma livraria de Salvador, estavam pessoas como Antonio Carlos Magalhães, Sossó, Calasans Neto, Miguel Arcanjo Prado, Auta Rosa, Bruna Lima, Antonio Imbassahy e James Amado, entre outros.

Ao lançar seu primeiro livro, Anarquistas graças a Deus, Zélia Gattai recebeu o Prêmio Paulista de Revelação Literária de 1979. No ano seguinte, recebeu o Prêmio da Associação de Imprensa, o Prêmio McKeen e o Troféu Dante Alighieri. A Secretaria de Educação do Estado da Bahia concedeu-lhe a Medalha Castro Alves, em 1987. Em 1988, recebeu o Troféu Avon, como destaque da área cultural e o Prêmio Destaque do Ano de 1988, pelo livro Jardim de inverno. O livro de memórias Chão de meninos recebeu o Prêmio Alejandro José Cabassa, da União Brasileira de Escritores, em 1994.

Obra

terça-feira, 13 de maio de 2008

Academia Convida - Solenidade de Instalação, Posse e Recepção dos Acadêmicos




Informativo "A voz do escritor" divulga posse da ALAC de Abreu e Lima

Informativo "A voz do escritor" divulga posse da ALAC de Abreu e Lima

"A voz do escritor", boletim informativo oficial da Rede de Academias de Letras do Nordeste, publicou nota sobre a solenidade de instalação da Academia de Letras, Artes e Ciências de Abreu e Lima, na edição de 11 de maio de 2008.









Academia de Abreu e Lima será instalada
em 24 de maio

Em 24 de maio, em cerimônia programada para às 19h30, na Câmara
Municipal de Abreu e Lima, na Rua Lourival de Albuquerque, Centro, será
instalada a Academia de Letras, Artes e Ciências de Abreu e Lima. Na ocasião,
tomará posse a primeira diretoria da entidade, cuja presidência será exercida
pelo acadêmico Marcos de Andrade Filho.



"A voz do escritor" pode ser visualizado, na íntegra, no site da UBE-PE (União Brasileira de Escritores - Secção Pernambuco): http://www.ube-pe.org.br/



domingo, 11 de maio de 2008

Cumprimentos da Presidência da Academia Brasileira de Letras (ABL)


Rio de Janeiro, 29 de abril de 2008


Excelentíssimo Senhor

Marcos de Andrade Filho

M.D. Presidente da Academia de Letras, Artes e Ciências de Abreu de Lima


Impossibilitado, por motivo de viagem, de comparecer à instalação solene dessa Academia, de sua diretoria e de seus Acadêmicos, encaminho a Vossa Excelência as congratulações desta Academia Brasileira de Letras pelo feliz evento.No ensejo, expresso os votos da Casa para que essa Academia consiga alcançar seus objetivos mais nobres e somar esforços em prol da cultura brasileira em suas áreas diversificadas.Aceite Vossa Excelência os meus protestos de estima e consideração.


Cícero Sandroni

Presidente da Academia Brasileira de Letras

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Cumprimentos da Presidência da República


REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Gabinete Pessoal do Presidente da República
Diretoria de Documentação Histórica
À Academia de Letras, Artes e Ciências de Abreu e Lima


O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradece amável convite e cumprimenta novos dirigentes. Em razão compromissos já assumidos, infelizmente não poderá comparecer, mas deseja-lhes muito sucesso.
Claudio Soares Rocha
Diretoria de Documentação Histórica
Gabinete Pessoal do Presidente da República
Brasília, 28 de abril de 2008

Cumprimentos da Academia Brasileira de Letras


ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
Av. Presidente Wilson 203, Castelo CEP 20030-021 Rio de Janeiro RJ Tel.: (21) 3974-2500
Senhor Acadêmico Marcos de Andrade Filho:
Receba meus parabéns pela sua posse na Presidência da Academia de Letras, Artes e Ciências de Abreu e Lima. Os cumprimentos são extensivos ao Conselho Dirigente e aos novos Acadêmicos Elisabeth Salgado, José Pimentel e Alcides Tedesco. Desejo pleno êxito à sua gestão e vida imortal à Academia.
Muito cordialmente,
Antonio Carlos Secchin
ABL – Academia Brasileira de Letras
Rio de Janeiro, 02 de maio de 2008

Cumprimentos do Conselho Nacional das Academias de Letras do Brasil e ALB


Cumprimentos da Academia de Letras do Brasil pelo nascimento da Imortal Academia de Letras, Artes e Ciências de Abreu e Lima
Recebemos, agradecemos e cumprimentamos os Imortais da Academia de Letras, Artes e Ciências de Abreu e Lima.

Em breve, a nova organização acadêmica figurará entre as demais instituições de letras no Site da Academia de Letras do Brasil e Conalb - Conselho Nacional das Academias de Letras do Brasil. Cumprimentos especiais ao Presidente Marcos de Andrade Filho e Membros da diretoria.

A todos, no forte, eterno e imortal abraço!
Prof. Dr. Mário Carabajal - Ph.D.
Presidente da Academia de Letras do Brasil e
Conselho Nacional das Academias de Letras do Brasil.

Cumprimentos da Academia de Letras do Triângulo Mineiro


PARABÉNS – Academia de Letras, Artes e Ciências de Abreu e Lima (Pernambuco)
Parabéns aos novos empossados e ao presidente MARCOS DE ANDRADE FILHO. E parabéns à cidade de ABREU E LIMA, por contar com o requinte de uma Academia de Letras.
Martha de Freitas Azevedo Pannunzio
ALTM – Academia de Letras do Triângulo Mineiro
Uberlândia, 1º de maio de 2008